GED0010 - GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS

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GED0010 - GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS

1.OBJETIVO:

O arquivamento eletrônico de documentos fiscais é um processo essencial para garantir a organização, segurança e conformidade fiscal de uma empresa. Através da digitalização de documentos fiscais, como notas fiscais, boletos, fretes, xml e entre outros, é possível armazená-los de forma digital, facilitando o acesso, a pesquisa e a preservação.

 

2.PREMISSAS:

 

2.1.Solicitar acesso às telas – INF1220;

2.2.Liberar controles na tela INF5004:

 

484 – FILIAIS QUE DEVERAM BUSCAR AUTOMATICAMENTE AS NOTAS DE ENTRADAS NA OOBJ;

720 – EMPRESAS QUE IRAM REALIZAR SOMENTE A LEITURA DA ENTRADA XML PARA ACOMPANHAMENTO, SEM INCLUIR NO GED0010;

685 – CONTROLE DE FILIAIS QUE FAZEM ENTRADA AUTOMATICA POR XML;

715 – FORNECEDORES QUE ESTÃO PARTICIPANDO DA ENTRADA AUTOMÁTICA PELA NOTA FISCAL ELETRONICA;

686 – USUARIO RESPONSÁVEL POR FAZER PARAMETRIZAÇÃO DA FILIAL NO XML.

 

 

3.PROCEDIMENTO

 

3.1. Aba Digitalização de Documentos - Fiscal

 

       O objetivo principal dessa aba é digitalizar, arquivar e organizar documentos fiscais, como notas fiscais de entrada e saída, recibos, faturas, contratos fiscais e outros documentos relacionados ao processo tributário da empresa. Esses documentos digitais substituem os arquivos físicos, tornando o processo mais ágil, seguro e em conformidade com a legislação fiscal.

GED0010 - 0001

3.1.1. Consultar documento:

Passo a Passo para Preenchimento:

Informe o Número do CNPJ: Preencha com o CNPJ da empresa relacionada ao documento OU,

Preencha o Código do Fornecedor: Insira o código do fornecedor responsável pelo documento.

 

          3.1.2. Incluir documento:

 Para incluir um novo documento no sistema, preencha as informações solicitadas abaixo:

Tipo da nota (E = Entrada / S = Saída)

Informe a inicial do tipo da nota E ou S;

Exemplo: E;

Código da Empresa e Filial
Informe o código da empresa e da filial na qual irá realizar o lançamento do documento.
Exemplo: 385 (Empresa) / 1 (Filial)

Número da Nota Fiscal
Informe o número da nota fiscal associada ao documento.
Exemplo: 12345

Série da Nota Fiscal
Preencha a série da nota fiscal.
Exemplo: 1, A, B

Modelo do Documento
Informe o modelo do documento, que indica o tipo de nota fiscal ou outro documento.
Exemplo: 161 (Nota Fiscal Eletrônica)

Data de Emissão
Informe a data de emissão da nota fiscal.
Exemplo: 02/12/2024

Data de Vencimento da 1ª Parcela
Informe a data de vencimento da primeira parcela.
Exemplo: 10/12/2024

Tipo de Material
Selecione o tipo de material ou produto relacionado ao documento.
Exemplo: GED0010 - 0002

Observação
Adicione uma observação se necessário, como condições especiais de pagamento ou detalhes importantes.
Exemplo: "Frete incluso no valor"

Número da Ordem de Compra (O.C.)
Caso exista, informe o número da Ordem de Compra associada ao documento.
Exemplo: 98765

GED0010 - 0003

 

 Em tipos de documentos, clicar GED0010 - 0004 para anexar o arquivo de acordo com a respectiva descrição do tipo de documento:

 

GED0010 - 0005

Será redirecionado para a tela GED0100;

Clicar em GED0010 - 0006 para localizar o arquivo (localize o arquivo que deseja anexar. Verifique se ele está no formato correto);

Clicar em SALVAR, para concluir o processo de anexação.

 

3.1.3. Visualizar ou Excluir um Documento Digitalizado

Visualizar o Documento:

oClique sobre o documento desejado.

oEm seguida, clique em GED0010 - 0007 "Carregar Anexo" para visualizar o documento digitalizado.

Excluir o Documento:

oClique sobre o documento que deseja excluir.

oEm seguida, clique em GED0010 - 0008 "Excluir Anexo" para remover o arquivo.

 

3.2. Aba Monitoramento de notas fiscais

Permite realizar consultas de forma simplificada a lista das Notas Fiscais de Entrada.

 

Para filtrar os documentos desejados, preencha os seguintes campos:

Empresa-Filial (Nota Fiscal Origem);

Fornecedor (código).

GED0010 - 0009

Ao clicar no botão GED0010 - 0010, permite visualizar o conteúdo completo do arquivo armazenado.

 

3.3.Aba impressão de notas fiscais em lote

Permite salvar e/ou imprimir várias notas fiscais de uma vez (os mesmos documentos listados na aba anterior).

 

Para realizar a consulta e gerar as impressões ou o salvamento em lote, preencha os seguintes campos:

 

EMPRESA/FILIAL: Informe o código da empresa e filial responsáveis pelas notas fiscais.
Exemplo: 375 (Empresa) / 1 (Filial)

 

PERÍODO: Indique o período da consulta, especificando o intervalo de datas desejado para as notas fiscais.
Exemplo: 01/10/2024 a 31/10/2024

 

TIPO DE NOTA:
Selecione o tipo da nota fiscal que deseja consultar.
Exemplo: 161 (Nota Fiscal Eletrônica)

 

FORNECEDOR:
Informe o código do fornecedor relacionado às notas fiscais.
Exemplo: 1234

 

NOTAS LANÇADAS:
Selecione se deseja consultar todas as notas ou apenas algumas específicas.
Opções: Todas / Filtradas

 

USUÁRIO:
Escolha se deseja incluir todas os usuários ou apenas as de um usuário específico.
Opções: Todos / Filtrados

 

 

GED0010 - 0011

 

3.4.Aba impressão de notas\serviços (títulos)

O mesmo procedimento descrito acima pode ser repetido na aba “Impressão de Notas/Serviços (Títulos) ”, porém, nessa aba, é possível visualizar separadamente os tributos das notas fiscais.

Essa funcionalidade permite que você consulte as notas fiscais juntamente com os detalhes dos tributos associados, oferecendo uma visão mais detalhada sobre a composição fiscal dos documentos.

 

Para realizar a consulta e gerar as impressões ou o salvamento em lote, preencha os seguintes campos:

 

EMPRESA/FILIAL: Informe o código da empresa e filial responsáveis pelas notas fiscais.
Exemplo: 375 (Empresa) / 1 (Filial)

 

PERÍODO: Indique o período da consulta, especificando o intervalo de datas desejado para as notas fiscais.
Exemplo: 01/10/2024 a 31/10/2024

 

EMISSÃO: Selecione GED0010 - 0012.

Exemplo: Entrada

 

 

FORNECEDOR NOTA:
Informe o código do fornecedor relacionado às notas fiscais.
Exemplo: 1234

 

FORNECEDOR IMPOSTO:
Informe o código do fornecedor relacionado ao imposto.
Exemplo: 14

 

 

GED0010 - 0013

 

3.5.Aba trocar dados de nota no GED

 Caso o usuário tenha inserido informações incorretas na aba DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS FISCAIS, é possível corrigir os dados diretamente nesta aba.

Para localizar o documento e fazer a correção, siga os passos abaixo:

 

3.5.1. Preencher os Campos para Localizar o Documento:

CÓD. FORNECEDOR: Informe o código do fornecedor;

EMPRESA: Informe o código da empresa;

FILIAL: Informe o código da filial;

NOTA FISCAL ORIGEM: Informe a nota fiscal de origem;

NÚMERO DA NOTA FISCAL: Informe o número da nota fiscal;

SÉRIE DA NF: Informe a série da nota fiscal;

MODELO DO DOCUMENTO: Informe o modelo do documento;

DATA DE EMISSÃO: Informe a data de emissão da nota fiscal;

DATA DE VENCIMENTO DA 1ª PARCELA: Informe a data de vencimento da primeira parcela;

 

3.5.2. Localizado o Documento:

 Campos que Podem Ser Alterados: Pode alterar os seguintes campos:

Fornecedor;

Empresa e Filial;

Número da Nota Fiscal;

Série da Nota Fiscal;

Modelo do Documento;

Data de Emissão.

Após preencher os campos e localizar o título, selecione o documento e preencha somente o campo necessário para alteração (o campo que foi preenchido incorretamente).

 

3.5.3. Atualizar as Informações: Depois de realizar a alteração no campo específico, clique no botão "Atualizar Cadastro e Arquivos" para salvar as modificações.

Nota: Somente Fornecedores Ativos podem ter suas informações alteradas. Verifique se o fornecedor está ativo antes de tentar realizar a alteração.

GED0010 - 0014