COM0856 - PEDIDO

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COM0856 - PEDIDO

1.OBJETIVO:

 

Este procedimento tem como objetivo de mostrar passo a passo a como realizar a digitação de um pedido.

 

 

2.PREMISSA:        

 

 Para ter acesso à esta tela, o usuário deverá solicitar o acesso dessa tela no INF1220 – SOLICITACAO DE ACESSO A PROGRAMAS.

 

Verificar no INF5004- GESTAO DE CONTROLES os controles referentes ao COM0856.

 

3.Responsabilidades:

 

3.1. USUÁRIO: Realizar a digitação e consulta de pedidos no sistema.

 

4.PROCEDIMENTO

 

4.1.Criar pedido: Acessar a tela COM0856, aba PRODUTOS;

 

COM0856 - 0001

 

Pedido: O número do pedido é automático, após concluir a criação;

Pedido Origem: O número do pedido de origem é automático quando for cópia de outro pedido COM0856 - 0002 COM0856 - 0003;

Situação: A situação já vem preenchido automático como PENDENTE e após todos os itens (produtos) serem embarcados, alterará de forma também automática para ATENDIDO;

Empresa: Número da Empresa;

Filial: Número da Filial;

Departamento: Número do Departamento;

Seção: Número da Seção;

Data Emissão: A data de emissão já vem preenchido automático pelo sistema;

Consumidor Final: Selecionar SIM (venda direta ao consumidor) ou NÃO (venda para estabelecimentos);

Dat Carregamento: A data do carregamento já vem preenchido automático pelo sistema, repetirá a Data Emissão. Porém esse campo permite agendar o carregamento (data futura);

Vlr Frete: Informar o valor do frete;

% Desconto: Em caso de Desconto em Porcentagem. Para Embarques Parciais essa porcentagem será rateada entre as notas faturadas;

Vlr Desconto: Em caso de Desconto em Valor. Para Pedidos com Desconto em Valor, não é permitido Embarque Parcial, somente Embarque Total, pois o valor do desconto será sobre o total do pedido;

Tipo Frete: Selecionar o tipo de frete, os mais utilizados são: CIF (Remetente paga o frete), FOB (Destinatário paga o frete);

Ordem de Compra: Informar ordem de compra, na qual corresponde ao número do pedido do cliente. Essa informação é essencial para integração com o sistema de terceiros, sendo utilizada na leitura dos pedidos e na correta alocação da ordem de compra (PO) do cliente no estoque.

Grupo Operação: Informar o Tipo de Operação da nota, exemplo se é uma Venda, Remessa, Transferência, etc…;

Operação: Informar o Código da Operação. Porém esse código deverá já ter sido criado no FIS0001 CADASTRO. Essa tela FIS0001 cadastra os parâmetros de Entrada, Saída, Fiscal, Contábil, Financeiro e Custos (Estoques);

Repres. 1: Preenchido automaticamente pelo sistema após o preenchimento da aba Pessoas.

Cliente: Preenchido automaticamente pelo sistema após o preenchimento da aba Pessoas.

O.E.: Campo preenchido de forma automática após vincular o pedido na ordem de embarque;

 

4.2.Alimentar as abas do pedido: As sequências das abas são automáticas e na ordem abaixo:

4.2.1.  Aba Pessoas:

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Representante: Informar Subclasse do Representante e o Cód. Representante.

Cliente: Informar Subclasse do Cliente e o Cód. Cliente.

 

4.2.2.  Aba Cond. Pagto:

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Forma de Pagto: Selecionar: À vista, à prazo, antecipado ou cartão de crédito;

Código 57: É automático, significa o prazo máximo de dias para o recebimento, após emissão da nota. Essa quantidade de dias é estabelecida no momento da implantação do ERP. E o sistema trará automático essa informação.

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Outro exemplo, em caso de venda a prazo e em parcelas (3x).

Pagamento por cartão de credito:

Forma Pagto selecionar: Cartão de credito, pressionar [ENTER] para atualizar as parcelas e condições conforme o print:

 

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Depois que o financeiro confirmar a movimentação do pagamento com o cartão do pedido deve voltar o pedido na Aba Cond. Pagto e no ícone COM0856 - 0008, vincular o pedido á movimentação.

Clique no ícone que irá abrir a tela com as movimentações de credito e deve informar o pedido na movimentação respectiva e clicar em COM0856 - 0009 para salvar e depois em COM0856 - 0010 para sair da tela.

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Pagamento antecipado: ao selecionar essa opção é necessário que o cliente tenha saldo de valor antecipado suficiente para o pedido, e este saldo pode ser consultado na tela COM4810, caso não tenha, o sistema não permitirá gravar o pedido.

Forma Pagto: Selecionar Antecipado pressionar [TAB] ou [ENTER], mantenha a quantidade de parcelas e condição da forma abaixo:

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Ao ir para Aba Produtos e digitar o primeiro item, volume e valor o sistema irá calcular o valor total e efetuará um comparativo se existe saldo de antecipado, caso tenha, ele deixa prosseguir o andamento do pedido, caso não tenha o sistema irá alertar:

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Pressionar COM0856 - 0014, sistema direciona na tela o saldo disponível o Saldo de antecipado disponível:

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No caso acima:

Antecipado: possui o valor de R$ 1.199,20 de saldo disponível;

Carteira: possui pedido em carteira, pendente para faturar no total de R$ 384,00;

Pedido: o pedido que foi incluso para este alerta está no total de R$1.600,00;

Saldo: ele calcula (valor antecipado – carteira – pedido = saldo) e mostra que neste exemplo ficaria negativo R$ 784,00, por isso NÃO É POSSIVEL dar sequência neste pedido, neste volume.

 

Mas pode ser feito é no caso diminuir o volume dos produtos para chegar no valor do antecipado de R$ 815,20 ou esperar o antecipado cair e aumentar o saldo para colocar o pedido.

Se decidir diminuir é somente alterar o volume de venda para chegar no valor ou incluir um volume com total próximo ao disponível. Ao efetuar a checagem e possuir saldo antecipado para atender o pedido o sistema irá gravar o pedido com sucesso.

 

4.2.3. Aba Produtos:

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Pesquisar Produtos: Pressionar [F9] para visualizar a lista de produtos, conforme o cadastro de produtos na Tabela de Preço desse cliente, ou seja, não visualizará produtos que não esteja cadastrado na Lista de Preços desse Cliente.

 

Find: % (símbolo % é automático), permite pesquisar os produtos. Exemplo % digitar BACO e pressionar [ENTER].

 

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Produto: Informe o código do produto ou pressione [F9] selecione a opção e pressione [ENTER] ou [TAB];

Emp.: Campo já vem preenchido pelo sistema;

Fil.: Campo já vem preenchido pelo sistema;

Dep.: Campo já vem preenchido pelo sistema;

Sec.: Campo já vem preenchido pelo sistema;

Qtd.: Informar a quantidade do produto;

P.Liquido: Campo automático conforme SCM0060 - cadastros de materiais, onde é possível ser consultado no botão COM0856 - 0016   onde serão retornadas as informações da tela SCM1115, na 2ª aba (prod – pesos/cod) referente aos pesos;

P. Bruto: Campo automático conforme SCM0060 - cadastros de materiais, onde é possível ser consultado no botão COM0856 - 0017   onde serão retornadas as informações da tela SCM1115, na 2ª aba (prod – pesos/cod) referente aos pesos;

Vlr Unitario: Campo automático conforme Tabela de Preços cadastrada no COM0043 CADASTRO DE LISTA DE PREÇOS;

Vlr Produto: Campo automático (total quantidade vezes o valor unitário);

Comissão: Campo automático conforme Comissão cadastrada no COM0085 CADASTRO DE COMISSAO;

Unid.: Campo automático conforme Unid. Mercado cadastrada no SCM0090 ALOCAÇÃO MATERIAIS EM FILIAIS;

Atendido: Campo automático e atualiza conforme a quantidade embarcada no COM0318 ORDEM DE EMBARQUE DE MATERIAIS;

Pendente: Campo de preenchimento automático, representa a quantidade do pedido após a subtração das quantidades canceladas e atendidas (embarcadas).

Pedido Cli.: Informar o código do Pedido do Cliente. Esse código também irá constar no arquivo XML;

Prod Cliente: Informar o código do Produto do Cliente. Esse código também irá constar no arquivo XML;

Vlr. Unit. Abatim.: Campo já vem preenchido pelo sistema;

Vlr Total: Campo de preenchimento automático pelo sistema, calculado com base na somatória de todos os itens incluídos no pedido.

Cancelada: Retorna a quantidade de itens cancelados no pedido.

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Procedimento de cancelamento:

oSelecione a linha do produto que deseja cancelar.

oNo campo “Cancelada”, informe a quantidade a ser cancelada.

O sistema efetuará o cancelamento e recalculará automaticamente os seguintes campos:

Cancelada: Quantidade de itens cancelados.

Pendente: Quantidade ainda pendente de atendimento, considerando o cancelamento realizado.

O sistema exibirá uma mensagem de confirmação do cancelamento e, em seguida, atualizará o campo "Pendente".

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COM0856 - 0020

Usuário: Campo de preenchimento automático pelo sistema, de acordo com o usuário em sessão.

Vlr Unit Mínimo Aprovar: Campo de preenchimento automático pelo sistema, conforme o produto selecionado.

Vlr Unit Máximo Tabela: Campo de preenchimento automático pelo sistema, conforme o produto selecionado.

Qtde Em Estoque: Campo de preenchimento automático pelo sistema, conforme o produto selecionado.

O símbolo COM0856 - 0021 Limpar Registro, permite apagar as informações inseridas na linha.

O símbolo COM0856 - 0022 Limpa Bloco, permite apagar as informações inseridas no bloco.

 

Observação: Ao pressionar [ENTER], já salva automático a linha do produto e o Pedido, gerando um número de pedido.

Nota: Para as empresas que não possuem uma gestão de logística é executado o processo no qual faz a cotação de frete no site da transportadora precisa informar o peso bruto e liquido para realizar a cotação. E após informação da cotação, para ter registro no sistema e melhor controle de cotações de fretes X o CTE que for emitido para comparação, que pode ser registrado na tela COM0318 no campo Vlr frete, visto que é um processo opcional onde varia de empresa para a empresa.

Se as empresas nesse caso estivessem trabalhando com os cadastros de fretes, esse campo iria ser preenchido de forma automática, de acordo com os pedidos inclusos na ordem e as definições de pesos e valores que teriam sidos configurados no TRP6430.

 

Dentro da aba Produtos é possível visualizar os Impostos por produto.

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4.2.4. Aba Observações:

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Obs. Nota fiscal: Poderá inserir alguma observação que queira que constará na observação na DANFE;

Obs. Comercial: Poderá inserir alguma observação para o comercial que queira, e que ficará apenas no pedido interno;

Obs. Expedição: Poderá inserir alguma observação para a expedição que queira, e que ficará apenas no pedido interno;

Observações do CTs Utilizados: Busca informação do FIS0010 CT CADASTRO TRIBUTARIO. Porém esse CT deverá já ter sido criado no FIS0010 e estar com Situação Ativo.  A tela FIS0010 mostra a Escrita Fiscal para a Operação da nota e o Retorno Tributário.

 

 

4.2.5. Aba Impostos: Campo automático, conforme cadastro no FIS0010 CT - CADASTRO TRIBUTARIO.

É a soma de todos os impostos dos produtos do pedido.

 

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5. Pendências de aprovação

 Em caso de inconsistência de valores, o usuário com perfil de Aprovador, poderá Aprovar ou Reprovar o Pedido. Enquanto o pedido estiver pendente de aprovação, não é possível faturar.

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5.1. Títulos / Cheques COM0856 - 0027

Visualizar os títulos pendentes de Recebimentos. Para sair clicar na portinha COM0856 - 0028.

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5.2. Limite CréditoCOM0856 - 0030

Visualizar o limite de crédito permitido para o cliente referente, conf. estabelecido pelo setor financeiro. Para sair clicar na portinha COM0856 - 0031.

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5.3. Aprovar pedidos

Ao entrar no COM0856 PEDIDO, aparecerá na tela a MSG: Deseja ver as Aprovações Pendentes?

Clicando em SIM, visualizará os pedidos pendentes de aprovação.

O usuário com perfil Aprovador, poderá Aprovar COM0856 - 0032 ou Reprovar COM0856 - 0033 o pedido .

 

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Será retornada a mensagem:

 

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Ao clicar em “OK”, o pedido segue com a aprovação.

6. Consultar pedidos

Clicar no símbolo COM0856 - 0037  ou pressionar [F7] para habilitar a pesquisa/ digitar o número pedido ou código do Representante ou código do Cliente/ clicar no símbolo COM0856 - 0038  ou pressionar [F8] para pesquisar.

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Os símbolos, permitem navegar pela tela: Primeiro Registro COM0856 - 0040 , Registro Anterior COM0856 - 0041 , Próximo Registro COM0856 - 0042  e Último Registro COM0856 - 0043. Para sair clicar na portinha com0856 - 0044.

 7. Botão Gerar Cópia do pedido com0856 - 0045 :

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Empresa: Informar a empresa;

Pedido Origem: Informar o pedido que deseja copiar;

Cliente: Já vem preenchido automático pelo sistema;

 

Clicar no botão GERAR PEDIDO com0856 - 0047;

 

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8. Botão Consultar Aprovações com0856 - 0050

São empresas que trabalham com processo de aprovação comercial de pedidos de vendas;

9. Botão Encerrar Pedido com0856 - 0051

Encerra o pedido, cancelando os produtos restantes, lembrando que somente os pedidos que estiverem com a situação 1 -  pendente que podem ser encerrados;

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Após clicar no botão com0856 - 0053, o sistema altera a situação do pedido para 2- Atendido.

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10. Botão Cancelar o Pedido com0856 - 0055

 

É gerado uma solicitação de aprovação de cancelamento do pedido, lembrando que somente os pedidos que estiverem com a situação 1 -  pendente que podem ser cancelados;

 

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Posteriormente, fechando a tela COM0856 e retornando – a mesma, o sistema retorna a seguinte mensagem:

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E efetua a aprovação ou reprovação do pedido.

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11. Emitir espelho do pedido

Ir em COM5090 – pedidos > Pedidos > relatório COM2544

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COM0856 - 0064 Campos destacados em vermelho, são de preenchimentos obrigatórios;

COM0856 - 0065 Se marcadas, as opções EXCEL ou CSV permitem a exportação dos dados.

 

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Próximos passos após o Pedido estar aprovado e com situação 1-PENDENTE (pendente de faturamento), ver os manuais abaixo:

 

- COM0318 ORDEM DE EMBARQUE: Criar OE-Ordem de Embarque. Após a OE estiver com situação 3-Embarcada, seja pelo PMS ou Manual, pode-se faturar;

 

COM0318 - ORDEM DE EMBARQUE DE MATERIAIS

 

- COM0500 NOTA FISCAL/ aba OE e aba NF: Faturar;

 

COM0500 - NOTAS FISCAIS