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1.OBJETIVO
As telas do SPED ECD e SPED ECF têm como objetivo permitir a geração dos arquivos digitais exigidos pela Receita Federal, referentes à escrituração contábil e fiscal das empresas. Por meio delas, é possível configurar dados da empresa, período, planos de contas e diretórios de saída. Esses arquivos são obrigatórios para fins de conformidade fiscal e contábil.
2.PREMISSAS
Para ter acesso a tela SCO1013, o usuário deverá solicitar na tela INF1220. Consultar o manual da tela INF1220 - SOLICITACAO DE ACESSO A PROGRAMAS.
Importante que antes de realizar a utilização da tela SCO1013 as parametrizações da tela SCO1012 estejam realizadas/validadas anualmente a fim de eliminar possíveis erros e advertências dentro do validador da ECD e ECF, em caso de dúvidas consulte o manual SCO1012 – SPED CONTÁBIL.
3.DEFINIÇÕES, TERMINOLOGIAS E ABREVIATURAS
3.1ECD: Escrituração Contábil Digital;
3.2ECF: Escrituração Contábil Fiscal;
3.3SPED: Sistema Público de Escrituração Digital.
4.RESPONSABILIDADES
4.1USUÁRIO: Realizar o estudo do manual e aplicar as parametrizações do sistema conforme as recomendações da Denver.
4.2DENVER: Fornecer capacitação e prestar apoio ao usuário por meio das solicitações via chamado.
5.PROCEDIMENTOS
5.1SPED ECD
Esta tela tem como objetivo configurar e gerar o arquivo da Escrituração Contábil Digital (ECD), contendo as informações contábeis da empresa conforme exigências do SPED. Permite selecionar o tipo de livro, período, plano de contas, responsável técnico e diretório de saída, gerando o arquivo .TXT para entrega à Receita Federal.
Arquivo: Seleciona o tipo de arquivo digital a ser gerado – Automático sistema.
Empresa/Filial: Informe o código da empresa ou filial responsável pela escrituração.
Livro: Escolha o tipo de livro contábil – Automático sistema.
Apuração: Tipo de escrituração: Anual ou outra periodicidade – Automático sistema.
Contabilização: Define se a escrituração – Automático sistema.
Oficial: Indica se o livro é oficial – marque "Sim" ou "Não". – Automático sistema.
Período: Informe o período da escrituração.
Versão: Seleciona a versão do leiaute da ECD conforme instruções da Receita Federal.
Identificação: Define o tipo de livro: G - Livro Diário, R – Razão, entre outros – Automático sistema.
Plano Contas: Código do plano de contas vigente para o período da escrituração. É possível personalizar um plano de contas por meio do SCO1012 ou utilizar o padrão “1” que busca informações diretamente do SCO1200.
Plano Contas Anterior: Informe o código do plano de contas anterior, se houver mudança.
Diretório: Local onde o arquivo TXT será salvo após a geração.
Arquivo “Ras”: Define se o arquivo de rascunho (“.ras”) será gerado: "Sim" ou "Não".
Qualificação: função (ex.: Contador ou Diretor).
Pessoa: nome completo.
Num. CPF: CPF do responsável.
CRC: número do registro no Conselho Regional de Contabilidade – Se aplica somente a qualificação de contador.
Processar Dados: O sistema realiza o processamento das informações conforme o layout estabelecido pela Receita Federal. Caso haja qualquer alteração nos dados que impacte o conteúdo do arquivo gerado, será necessário reexecutar o processamento para garantir a consistência das informações.
Gerar Txt: Gera o arquivo .TXT com base no último processamento da ECD, conforme o layout exigido para entrega ao SPED
Após a geração o arquivo pode ser acessado na pasta vinculada ao diretório.
5.2SPED ECF
Permitir a configuração e geração do arquivo da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), contendo as informações fiscais e contábeis da empresa, conforme exigido pela Receita Federal.
Tipo de Arquivo: Seleciona o tipo de escrituração: neste caso, 6 - Escrituração Contábil Fiscal (ECF) – Automático sistema.
Empresa/Filial: Informe o código da empresa ou filial para a qual será gerada a ECF.
Livro: Tipo de livro a ser utilizado na escrituração. – Automático sistema.
Apuração: Escolha o tipo de apuração – Automático sistema.
Contabilização: Indica se a contabilização – Automático sistema.
Oficial: Define se o arquivo gerado será oficial para entrega (Sim ou Não). – Automático sistema.
Período: Informe o período de apuração da escrituração.
Versão: Seleciona a versão do layout da ECF exigida pela Receita Federal para o ano de entrega.
Plano Contas: Código do plano de contas vigente para o período da escrituração. É possível personalizar um plano de contas por meio do SCO1012 ou utilizar o padrão “1” que busca informações diretamente do SCO1200.
Retificadora: Indica se o arquivo é Retificador de uma entrega anterior:
• N - Não: arquivo original.
• S - Sim: retifica um arquivo já entregue.
Nº Recibo: Se for retificação, informe o número do recibo da entrega original da ECF.
Diretório: Local onde o arquivo .TXT será salvo após sua geração.
Processar Dados: O sistema realiza o processamento das informações conforme o layout estabelecido pela Receita Federal. Caso haja qualquer alteração nos dados que impacte o conteúdo do arquivo gerado, será necessário reexecutar o processamento para garantir a consistência das informações.
Gerar Txt: Gera o arquivo .TXT com base no último processamento da ECD, conforme o layout exigido para entrega ao SPED.
Após a geração o arquivo pode ser acessado na pasta vinculada ao diretório.